Começar um SaaS grátis e passar a cobrá-lo no futuro

Como funciona juridicamente para disponibilizar um SaaS gratuitamente e passar a cobrá-lo no futuro?
Posso fazer isso sem seguir no caminho do freemium?

Prezado @robsoncristian,

A sua pergunta ficou um pouco confusa mas eu tentarei responder.

Você pode oferecer seus serviços em SaaS gratuitamente sem precisar abrir uma empresa, para tanto, crie um acordo de uso e faça os usuários aceitarem um opt-in, exemplo: https://www.apple.com/legal/internet-services/itunes/br/terms.html

Sim, você pode ofertar o seu serviço gratuitamente e no futuro vir a cobrar ou não por algumas funcionalidades Premium, tornando o seu serviço Freemium e ai sim, abrir uma empresa para formalizar os impostos etc.

Abraços,

Leonardo Rebitte

Olá @leonardo_rebitte,

Obrigado pela resposta!

Não é bem isso.
Explicando melhor, o que eu quero é o oposto daquela mensagem de criação de conta do Facebook.
O Facebook diz “É gratuito e sempre será” enquanto que eu quero dizer “É gratuito, mas um dia começará a ser cobrado”.
Quero disponibilizar um SaaS gratuitamente e passar a cobrar em um certo momento X no futuro, ir de FREE para TRIAL e não para FREEMIUM.

Você pode me ajudar com essa dúvida @Natalie_Witte ?

Abraços

Oi @robsoncristian,

O termo Freemium foi utilizado por você na sua pergunta, por isso a minha resposta seguiu desta forma. Se me permite, você não é obrigado a informar se o seu serviço será pago um dia ou não, basta informar que o termo de uso poderá ser atualizado a qualquer tempo, foi o que aconteceu com o WhatsApp por exemplo. Ao ser comprado pelo Facebook, o termo de uso foi atualizado e a mensagem que a App passaria a ser paga em 12 meses “poupava” na tela .

Exemplo:

A 99Taxis se resguarda no direito de realizar alterações/atualizações nos Termos, a qualquer momento, sem aviso prévio e a simples utilização dos Aplicativos após alteração/atualização dos Termos importa em concordância com os mesmos.

http://www.99taxis.com/termos/

Abraços,

Rebitte

Oi @robsoncristian,

Conforme já adiantando pelo @leonardo_rebitte, para qualquer serviço que você vá disponibilizar pela internet, você precisa ter os termos e condições de uso, que deverão ser aceitos ativamente pelos seus usuários antes do primeiro uso.

Dentro desses T&Cs, você informa, por exemplo, como será usada qualquer informação que estará inserida no seu SaaS, quais serão os direitos e deveres dos usuários, e como você informará qualquer alteração dos termos de uso.

O que eu gosto de fazer, já que você pretende um dia passar de FREE para TRIAL, é já deixar dentro dos T&Cs uma previsão que poderão existir ferramentas que serão acessadas somente por USUÁRIOS PREMIUM, e que serão informadas quando estiverem operacionais. Dessa forma, você já deixa uma porta para incluir ferramentas que deverão ser pagas para serem acessadas.

Espero que tenha sanado suas dúvidas.

Abraços, Natalie