Conseguindo parcerias e montando a primeira equipe

Minha dificuldade é bem basica e nao encontrei nenhum topico falando sobre isto, apenas o Marcelo comentou um pouco na mentoria: como formar minha primeira equipe para criar minha startup?

Nao sou programador e nao conheço nenhum. Gostaria de saber que canais usar para buscar um bom programador ou programadores. O Marcelo na mentoria disse que o melhor seria firmar parceria, mas como buscar estes parceiros? Como vou saber se um programador vai realmente trazer valor para meu projeto, e em caso de oferecer sociedade, como vou saber se estou oferecendo para a pessoa certa? E quais os termos que devo oferecer para uma possivel parceria?

Olá @rfdcarvalho!
Gostaria de dar algumas sugestões.
Convergência. Se vc falar para as pessoas o que vc quer fazer e que problema solucionar, talvez fique mais fácil de encontrar algum programador disponível.
Eu demorei muito tempo e o meu sócio acabou virando um grande amigo. Eu tive que reaprender a desenhar coisas de Web design e ele programou. O meu sistema não é tão simples e o meu MVP demorou para sair (estamos tirando bugs agora), pois o programador trabalha poucas horas por semana nele.
Não será fácil encontrar programador dispor;vel, mas a dica é: vender o sonho possível. A partir do sonho possível as pessoas irão se juntar à vc, quase que naturalmente.
Indico vc participar de Startup Weekend, Startup Brasil (tem vários eventos), Endeavour, e contar às pessoas o que vc procura e com quais habilidades.

Talvez o @frelacerda possa dar alguma sugestão também.

Abraços

Procuro um sócio desenvolvedor!

Olá dnegrisolli!
Obrigado pelas sugestões!
Eu tenho tentado acompanhar estes encontros, mas este ano a maior parte dos eventos tem acontecido em Sao Paulo e até pensei em ir, mas nao deu, meu problema é que sou muito ocupado e tenho pouco tempo livre. Nao tenho visto encontros no Rio.
Sera que existem outros canais para encontrar parcerias? Eu conheci na internet um grupo de Curitiba chamado “Ideia no Ar” em que a proposta deles é ajudar neste primeira etapa a lançar minha startup. Prometem ajudar a desenvolver o produto, validar e lançar o MVP. Eis os passos que eles propoem:

1. Visão do Produto
  2. Definição do Modelo de Negócio / CANVAS
  3. Validação da solução / MVP Concierge
  4. Definição das Personas
  5. Construção do MVP

Me pareceu interessante, e o valor que eles cobram nao é caro e ainda parcelam. O que voce acha, como saber se são bons profissionais? Eles tem um portifolio nao muito grande, mas a empresa tambem é bem recente, acho que surgiu este ano. E quanto ao fato de serem de Curitiba, esta distancia será que atrapalha?

Uma abraço.

Olá @rfdcarvalho!
Bem… o pessoal da 21212 fica no Rio. Acho que vc pode falar com eles que eles podem lhe ajudar, @Lvicente?!
Vc já assina o Academy da 21212? Se não, esse é um bom começo.
Posso ser bem sincero sobre esse site que vc indicou? Para mim isso é bullshit. Desculpe, mas o que eles estão fazendo para vc é cobrar alto por um conhecimento que está dado. A 21212 já preparou tudo ai no site que vc precisa saber. As mentorias são abertas e estão todas disponíveis no site. O lean canvas, os cursos, assessoria jurídica, tudo… e por um preço que não é nem 1% do que esses caras cobram. O que eles estão vendendo é algo que o dinheiro não compra, que é validar o produto.
O seu produto quem tem que validar é você e ninguém mais. Esse atalho de contratar alguém para fazer isso é muito perigoso. Primeiro pois o que eles estão propondo qualquer pessoa consegue aprender, segundo que o que eles fazem vc resolve em um mês e meio sem gastar nada.

Conte-nos um pouco sobre sua ideia e podemos lhe dar caminhos mais perto do que vc precisa.
Só pra vc saber, a minha startup trabalha com tecnologia para as artes visuais, é uma espécie de Office para quem trabalhar com artes, é o www.artyou.co

Esperamos poder ajudá-lo!
Um abraço!

Nossa, que site lindo o seu. Parabens!

Na verdade, o que o pessoal do “Ideia no ar” oferece não é o aprendizado, mas a parte de programação, design e entrega de uma MVP, que é o que eu precisava. Sou associado sim aqui da 21212, mas o que eu entendi até agora do academy é que eles dão uma série de passo a passo muito precioso, que tem me ajudado muito, acesso a muita informação, mas que para ter acesso a ajuda direta na execução o produto ja tem que estar com certo nivel de execução e uma equipe minima ja formada. Mas eu preferiria contar com a ajuda da 21212 sim, me parecem bem profissionais e estão aqui no Rio.

Bom, o que eu gostaria de fazer seria um site focado em prestação de serviço. Ja existem algumas startups com estas mesma proposta, mas acho que estao falhando na questão da gestão, o que é o que considero meu forte. Eu enxergo o site como um meio, nao um fim, por isto nao me importaria em terceirizar esta parte com um parceiro competente. Gostaria de criar algo com forte presença fisica, escritórios de gestão bem estruturados e bom contato com clientes.

Obrigado pela ajuda e uma abraço.

Olá @rfdcarvalho!
Acho que antes de vc gastar dinheiro com essa consultoria, seria legal vc conversar com a @Lvicente.
Tudo isso que vc listou, o pessoal da we do logos, cobra muito, mas muito mais barato do que os caras de Curitiba.
E acho que primeiro vc precisa testar de fato o produto para começar a gastar dinheiro implementando um site, por mais simples que ele seja.
http://rio.wedologos.com.br/

abraços

Agradeço novamente dnegrisolli. Preferiria mesmo encontrar uma parceria por aqui no Rio. Vou tentar conversar com a Luciana sobre meu projeto.

Abraço.

Oi @rfdcarvalho tudo bem?

Tudo que o @dnegrisolli compartilhou é muito bacana, e está super alinhado com o que acreditamos.
Além disso tudo, eu aconselho assistir a última mentoria ( https://www.youtube.com/watch?v=_Gd6XCYk1CU ) inteira, mas no minuto 40:00 eles começam a falar mais sobre montar a equipe.

Nós acreditamos que a cultura da empresa influencia muito na hora de conseguir montar uma equipe motivada, você precisa encantar a pessoa com a sua ideologia, fazê-lo vestir a sua camisa. Para ajudar nessa ideia da cultura da empresa, tem um post que foi lançado hoje que é A Cultura Que Você Deseja Para Sua Empresa ( http://academy.21212.com/blog/cultura-empresa/ ).

Espero tê-lo ajudado.

Oi Isabelle!
Sim, notei que preciso me concentrar na validação. Mas pelo que eu entendi, segundo a metodologia de vocês, eu devo ir preparando as bases para minha MVP, está correto?

Oi @rfdcarvalho, tudo bem?
O primeiro passo é validar !!! Não tem porque você gastar tempo na construção, mesmo que seja de um MVP sem validar a sua ideia, a sua solução e o seu problema.

Leia esses artigos:

Depois do processo de validação, você começa a construir o seu MVP, até porque, é muito comum a ideia mudar um pouco depois da validação, você acaba percebendo que o problema não era bem aquele, ou que você pode resolver de uma outra maneira e pode até descobrir que o que você achava que era um problema, não é.

Espero tê-lo ajudado.

Oi Pessoal,

@rfdcarvalho usar grupos do facebook e o próprio grupo da 21212 Academy pode ser o primeiro passo para encontrar um desenvolvedor para um projeto. Não aconselho contratar nenhuma empresa para construção do seu MVP em um primeiro momento, o que você pode fazer é escolher um template de wordpress que atenda suas necessidades e contrate um freela designer para acustomizar. Mas isso somente depois de realizar a primeira validação.

Segue ai o que foi dito pelo @dnegrisolli e pela @Isabelle_Haubrich. E se precisar da nossa ajuda é só cahamr por aqui.

Abraços,

Na boa, mesmo se voce nem considerare aprender um pouco de programacao, existem hoje em dia um monte de ferramentas que te permitem criar um site ou um APP com meia duzia de cliques.
Ja foi muito mais dificil criar um MVP com base em software. Ate voce conseguir validar o problema e a solucao desaconselho esse tipo de investimento

Olá, @rfdcarvalho.

Eu sou programador e administrador de sistemas, de longa data. E novinho de empreendedor. Se você puder falar mais sobre seu projeto, e eu sentir que possa ajudar, que meu tempo disponível seja suficiente, ajudarei desenvolvendo o protótipo e criando a infraestrutura necessária para o começo.

Abraço!

Oi Paulo! Obrigado pelo seu interesse. Você é do Rio? Estou viajando e volto no fim desta semana, quem sabe podemos conversar.

Um abraço.

Olá. Eu estou no interior de São Paulo, na região de Bauru. Meu e-mail é paulohrpinheiro@gmail.com. Abraço!

@alexandra_resend dá uma olhada nesse tópico do fórum. Vai te ajudar.

Mas, como você vai falar o que pretende fazer se nem conhece a pessoa?
E se essa pessoa colocar a sua ideia em prática ?
Porque não existe patentear ideias , apenas protótipos !

@alexandra_resend nós da 21212 acreditamos que ideias, sejam elas boas ou ruins sem execução, não valem nada. Aconselho que você leia o texto do Rafael Duton sobre o assunto, para ilustrar melhor o que estamos passando. Clique aqui.
Nós acreditamos muito que você deve compartilhar a sua ideia com o maior número de pessoas possível. Inclusive isso faz parte do processo de validação.
Por mais que uma pessoa de uma índole ruim, escute a sua ideia e resolva tentar coloca-la em pratica, você ainda está na vantagem. Quando você conta a sua ideia para alguém você conta o superficial, você não fala a sua visão. A pessoa pode saber que você quer lançar um app de taxi, mas não sabe o que você pretende com isso, como você vai chegar lá, qual é a sua visão a curto prazo, qual e a sua visão a longo prazo, qual é a missão da sua empresa e por aí vai.

Nós temos uma frase cliché, que diz: Um vencedor foca no seu objetivo, perdedores foram em concorrentes. Mas é bem por aí mesmo, por mais que tentem, nunca saberão quais são os seus ideais para fazer com que essa ideia saia do papel.

Nós aconselhamos a todos que nos solicitam, a compartilhar suas ideias, sem medo de ser feliz.

Espero tê-la ajudado. Além disso, aconselho que você assista aos nossos cursos e leia a maior quantidade de posts do blog da 21212 Academy que você conseguir, eles vão te ajudar muito.

Abs.

Isabelle, tudo que eu mais quero e executar a minha ideia, mas por mais que eu dê informações superficiais , vai ser só juntar o 1+1 que até agora ninguém sacou !

@alexandra_resend Tudo bem?

Meu nome é Luciana Vicente e eu sou Gerente de projetos da 21212 Academy, entendo o seu receio em compartilhar a ideia que você teve e com você pretende executá-la, mas no fina do dia “ideias não valem nada e execução é tudo”. Logo no início da 21212 Academy compartilhamos todo o projeto com uma pessoa do nosso networking, algumas semanas depois ele estava em uma outra empresa montando uma “versão” da 21212 Academy, na hora ficamos tristes, mas minutos depois o time todo estava com mais gás para cumprir com as nossas metas e executar mais rápido. E é assim que um empreendedor deve se portar.

Compartilhar ideias, projetos, metas faz parte do processo de construir uma startup. desde o início você deve compartilhar com amigos, possíveis clientes, possíveis parceiros e até mesmo concorrentes. Só assim você terá feedbacks suficientes para construir algo que é realmente relevante para a vida das pessoas.

Enfim, meu conselho é que você compartilhe o seu sonho para que outras pessoas venham sonhar com você.

Abraços