Conseguindo parcerias e montando a primeira equipe

Entendo perfeitamente seu ponto, passei por isso mais de uma vez. Muitas vezes abandonei projetos por nao compartilhar as ideias. O que acontece é que as coisas acabam acontecendo mesmo que voce nao faca nada. Por mais que acreditemos que nossas ideias sejam unicas, os problemas sao de todos, uma hora alguem vem com uma solucao. E mais, muitas vezes nem é a melhor solucao que acaba dominando o mercado.
Isso quer dizer que recomendo compartilhar com todo mundo sua ideia ? Ainda nao tenho essa evolucao espiritual de achar que o universo vai conspirar a meu favor e vou achar pessoas boas. Dito isso sao duas as solucoes.

1- Aprenda ! Hoje em dia existem diversos sites que ensinam a programar. Tambem existem algumas ferramentas que te ajudam a montar pagina ou app com muito pouco conhecimento. Tudo que eu sei de programacao aprendi pelo codeacademy e videos no youtube. E olha que fui aprender a programar depois dos 35 e o tipo de programacao que eu preciso pro meu projeto nao é tao comum ainda.

2- Conheca bem as pessoas antes de compartilhar suas ideias. Algumas pessoas jamais te roubariam a idea por indole, outras por saber que fazendo com um parceiro a chance de sucesso é maior e outras pessoas porque ja tem seus proprios projetos.

Se quiser posso te indicar algumas ferramentas pra montar seu mvp sem profundo conhecimento.
Boa sorte
Rap

Opa, Raphael! Eu queria indicações sim de ferramentas para montar um mvp.

Uma abraço!

Oi Raphael,
Desculpe a demora em responder, mas meu dia hoje foi super puxado!
Olha eu vou dizer que toda ajuda será muito bem vinda.
Eu realmente não entendo nada de desenvolvimento ou programação , mas acredito que seja bacana saber quais os caminhos alternativos para tentar validar a minha ideia.
Ontem no Hangout com o Marcelo Salim, ele me deu uma ideia muito legal a respeito de apresentação de vídeos com os meus clientes, pra dizer a verdade isso está muito mais próximo da minha realidade . E também acredito que através deles eu possa mostrar que as dificuldades da maioria são as mesmas. O que pode se certa forma fazer eu chegar onde quero e preciso , que é validar a minha ideia para os meus futuros investidores .
Mas também estou aberta a parcerias , acho importante ter mais pessoas pensando nas soluções !
Super obrigada por sua disposição em me ajudar!
Abcs

Oi Alexandra e Ricardo.
Fico feliz em ajudar no que puder.
Essa parte da montagem do MVP é crucial pro desenvolvimento da startup.
A dica do Salim é excelente, no meu caso fazer um video foi fundamental para conseguir os meus primeiros parceiros, ja que o MVP no meu caso envolve a construcao fisica do prototipo.

Porem é importante lembrar que todas essas dicas que vemos nas mentorias quase sempre sao solucoes genericas. A meu ver, embora na maioria absoluta dos casos a dica deva ser seguida, em alguns casos especificos talvez voce tenha que fazer de outro jeito. Se a sua solucao for facilmente replicavel talvez seja interessante adotar uma estrategia de tentar ter um produto o mais desenvolvido possivel antes de abrir a solucao pro mercado. Mercados que nao oferecem nenhuma barreira de entrada sao bastante complicados de entrar apenas com a ideia.

A meu ver as coisas mais importantes sao sempre TIME > Modelo de negocio> Produto > Ideia. Se voce vem so com a ideia alguem com um time fantastico pode literalmente te atropelar.

Se for seguir pela rota do video recomendo tentar fazer o mais profissional possivel. Esse site fornece uma ferramenta otima pra solucoes a partir de video >>> http://www.videoscribe.co/

Dependendo da sua solucao é possivel montar uma simulacao de como seria o servico atraves de paginas web. Com um template basico do wordpress (ou ate do wix se voce nao souber nada de como montar uma pagina) voce cria os botoes e faz uma simulacao do servico com navegacao atraves de paginas. Com isso voce mostra nao so como sera solucao em pagina mas se for pagina responsiva pode mostrar ate no formato de APP.

Se quiser mesmo fazer um APP basico o http://www.appypie.com ou o http://www.appmakr.com dao conta da maioria das solucoes basicas.

Se precisar de qlq coisa é só falar.
O que diferencia o cenario startup dos paises que estao na vanguarda é a colaboracao entre os empreendedores.
abraco

Raphael

Oi Raphael,
Eu entendi perfeitamente a sua colocação em relação a fazer o MVP. Mas o vídeo num primeiro momento se torna mais viável , pelo tempo , pelo custo zero e pela facilidade do acesso que tenho aos meus futuros clientes.
Eu vou elaborar as questões seguindo o modelo que a Luciana Vicente passou.
Como o mercado que eu pretendo trabalhar é bem diversificado , pensei em selecionar os mais atuantes , assim eu também vou poder mostrar um pouco do currículo de cada um é agregar valor a quem eu quero oferecer a minha solução !
Outra coisa também , é que na edição dos vídeos eu vou inserir um série de informações para reforçar que a dor de um é basicamente a dor de todos. E a partir disto, eu vou buscar uma parceria para a criação do protótipo para testar o meu produto/ serviço e com isso conseguir o feedback que eu preciso para validar a ideia como um todo e buscar o sócio investidor.
Hoje mesmo já arregacei as mangas e já marquei um café com três potenciais clientes para a próxima semana. Quero ver se até o final do mês , embora seja semana de provas eu consiga conversar com os que eu listei !
Acho que é isso, vou ver com calma os sites que você indicou, porque aprender não ocupa espaço .
Mais uma vez, super obrigada por suas dicas e vamos nos falando!
Beijokass

Maravilha Alexandra,
Esse é o espirito, colocar a mao na massa e nunca ter medo de aprender. Se esperarmos as condicoes ideais pra poder empreender nao empreendemos NUNCA.
O jeito é errar rapido pra dar tempo de acertar.
E se precisar de uma mao pra fazer um MVP fake a partir de paginas me da um toque. Dependendo do que for em uma tarde da pra montar uma pagina funcional pra ilustrar sua ideia.
bj
Rap

Oi Raphael,
Eu vou precisar de você o mais rápido que você possa imaginar!!
Dois clientes, além de responderem as questões que eu elaborei, já me deram outras ideias para melhorar mais ainda o meu projeto!
Estou animadíssima !!
Beijokasss

Oi Alexandra,
Que bom que esta dando tudo certo pra voce =)
Essa semana tambem esta sendo fantastica para meus projetos.
Se quiser pode me mandar um NDA por email kling.raphael@gmail.com e vamos conversando.
bj
Rap

O grande ponto de se fazer uma parceria é reduzir custos, porém se o custo de criação do seu negócio for pequeno, vale muito mais a pena fazer a terceirização deste e manter sua participação na empresa maior. Vamos supor que seu produto custe 5mil para ser feito, você está disposto a ceder 20/30% para alguém apenas para construir isto? Sigo a opinião de muita gente por aí que é: “Se você acredita, tente fazer ao máximo sem a ajuda de ninguém” isso aumenta o seu valor, sua credibilidade e lucro final. o @dnegrisolli indicou a http://rio.wedologos.com.br e acredito que lá vocês realmente encontrem o melhor preço do mercado. Além de fazer design também existe a criação de Websites. Segue um vídeo do Marco Gomes sobre terceirização, que deve ser bem interessante para vocês.

Olá.

Segue o link para um texto meu sobre como desenvolver um sistema, sem investir em infraestrutura. Para momentos iniciais em que cada centavo conta, e o tempo é curto, “Na nuvem e de graça”:

https://www.linkedin.com/pulse/na-nuvem-e-de-graça-paulo-henrique-rodrigues-pinheiro

QUal o seu contato ? marcelo.bhering@yahoo.com.br