Dúvida mentoria 1/abril


#1

Olá a todos! Gostaria de aproveitar o conhecimento do Rafael Duton sobre internacionalização.
O meu produto trabalha para Artes Visuais, é um app de inventário online para artistas, galerias, museus e produtores. Ele possui várias fases previstas até chegar na pessoa comum, que é o visitante desses locais. http://artyou.co
Estão previstas fases com editorial e publieditorial, pois só assim eu consigo ser relevante mais rápido dentro da internet com um crescimento maior. Nessa fase, está previsto a criação de conteúdo em diferentes idiomas feito localmente.

A dúvida é:
é viável trabalhar com representações em outros países desde o projeto inicial, ou se se expande um mercado de cada vez? A pergunta parece boba, mas é uma previsão de quando eu receber algum aporte, eu preciso ter em mente o quanto gastar x quanto irei lucrar com a operação inclusive para mostrar aos investidores.


#2

@dnegrisolli É difícil fazer muitas coisas ao mesmo tempo, se a sua intenção é entrar em vários países ao mesmo tempo você precisa ter em mente que vai precisar de uma grande equipe para conseguir, você precisa de um representante comercial fisicamente em cada local. Nós da 21212 achamos que é melhor você avançar aos poucos e ir devagar, sempre testando e validando uma vez que cada mercado funciona de uma maneira, e cada país tem as suas próprias regras e leis.
A não ser que essa seja a sua única solução antes que a sua empresa morra.
Sua pergunta foi respondida no minuto 22:07 do video: https://www.youtube.com/watch?v=2GAaiNzNAvI