Dúvida Mentoria 27/05

Olá pessoal!
Gostaria de enviar uma pergunta aos convidados:
Se o meu plano de negócios prevê uma série de ações que dependem de validação, como entrada em vários mercados internacionais, os custos desse tipo de operação devem estar já prontos para um primeiro aporte? Ou devo estimar custos para uma etapa, procurar investidor, depois fazer uma nova etapa, procurar novo investimento, e assim por diante?
Minha ideia inicial era, estabelecer as regras mínimas de funcionamento em outros mercados, ir abrindo-os aos poucos, porém desde o primeiro momento ter como expandir com o primeiro aporte. Isso é possível ou é irreal?

Um detalhe importante: o meu negócio depende de produção textual local para ganhar relevância no público local.

Prezado Negrisolli,

Tudo bem? Quando desenvolvemos o nosso Plano de Negócios, uma dos documentos auxiliares é o Plano de Marketing e neste Plano de Marketing temos as ações previstas para atingirmos os objetivos estratégicos da empresa x desembolsos de cada ação x retorno esperado pela ação, seja esta de validação ou não.

Quanto a sua pergunta se todos os investimentos nestas ações deveriam ser considerados (até mesmo as que dependem de validações) a minha resposta é sim. Todos estes desembolsos serão refletidos em uma simulação de Fluxo de Caixa resultando em um VPL (fórmula matemática/financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros - bem simples de fazer no Excel).

Como empreendedor e mentor, recomendo a todos os empreendedores que testem seus produtos antes de buscar um investidor e acima de tudo, conseguir seus 100 primeiros clientes. Após atingir esta meta, talvez você nem precise de um investidor.

Espero ter respondido a sua dúvida e fique a vontade para fazer tantas outras quanto forem necessárias para o seu sucesso.

Abs,

Leonardo Rebitte

Muito obrigado @leonardo_rebitte!!!
Eu irei agora promover esse plano de Marketing. É colocar no Excel plano x custo x validação?
Eu já tenho algumas ações previstas, porém eu preciso validar algumas para saber como chegar nos resultados e se esses resultados serão o que o cliente quer.
agradeço, abraços!

Exatamente Negrisolli, experimente gratuitamente um modelo da Luz Consultoria.