[Dúvida] - Se um app é FREE, mas existem itens pagos, a tração é calculada em cima dos downloads ou das vendas ?

[Dúvida] - Se um app é FREE, mas existem itens pagos, a tração é calculada em cima dos downloads ou das vendas ?

Eu acredito que possa ser calculada com os 2.
Depende do que é mais importante naquele momento e o LEAN acho que irá mostrar melhor quando vc estiver nele.
O artyou por exemplo, tem mais de 7 fases de desenvolvimento pq eu trabalho com 6 públicos diferentes que se conectam. A primeira fase para mim é aquisição de pessoas + rentabilidade, mas o mais importante é a aquisição de pessoas para que as próximas fases tenham sucesso.

Fernando, recentemente eu publiquei um post no blog da 21212 Academy sobre 11 métricas para garantir o sucesso do seu app ( http://bit.ly/212metricsforsuccess ). Primeiro, temos que entender qual a sua estratégia para depois pensarmos em um indicativo de tração. Digamos que uma startup tem duas estratégias “padrões”, crescimento econômico e crescimento social.

Caso a sua estratégia seja crescimento econômico, os indicativos de tração serão receita e crescimento de receita. Nessa perspectiva, uma taxa de crescimento semanal interessante gira em torno de 5% a 7%.

Caso sua estratégia seja social (voltada para crescimento de usuários), downloads é uma métrica importante, mas sozinha não é o melhor indicativo. Para tração é importante olhar downloads, número de usuários ativos, crescimento semanal de downloads, crescimento semanal de usuários ativos. Nessa perspectiva a meta de crescimento semanal tem que girar em torno de 15% a 20%.

Essas métricas são indicativos de tração, para garantir que você está construindo um app de sucesso, em qualquer uma das perspectivas, é importante avaliar pelo menos as 11 métricas que eu explorei no post.

Espero ter ajudado!

@gabriel_lima e @dnegrisolli valeu, ajudou muito !!!