Escambo entre Empreendedores

Bom dia Pessoal!

Eu sou um profissional da área de pesquisa de mercado e opinião, e estou coletando informações para dar o ponta pé inicial em minha Startup de tecnologia (voltada para pesquisa). Neste processo de coletar informações, eu não achei nenhum site de escambo voltado para empreendedores, alguém sabe me dizer se não existe mesmo, ou se existir podem me indicar?

A minha necessidade é: Preciso bater um papo com desenvolvedores de SAAS, para entender melhor como são os steps para desenvolvimento de software. Como contrapartida: Estou disposto a planejar um estudo de vocação de projeto (validação). E a minha ideia é essa quanto mais eu receber de ajuda mais posso devolver com meus conhecimentos de Marketing Research. Abaixo coloco meu mini-currículo.

Marco Lima, 28 anos.
Graduado em Marketing pela Universidade Paulista
Mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Já atuou como Knowledge & Insights Consumer Analyst na The Coca-Cola Company
Esteve a frente do Departamento de Operações de Institutos de Pesquisa de Mercado e Opinião como Idea Brasil e Somatório Pesquisa e Informações de Marketing.
Hoje toca à YemiNova Insights Hunter, consultoria especializada em pesquisa de mercado, atende clientes como: The Coca-Cola Company, Coca-Cola Journey, Ibope, Ipsos, VM, ZF, GEU, entre outros.

Não posso te indicar nenhum, pois não conheço. Mas com certeza se tiver alguém no perfil por aqui, se pronunciará! :smile:
Você pode entrar no grupo da 21212 Academy no facebook também: https://www.facebook.com/groups/21212academy/ quem sabe lá tem alguém para te ajudar?
Bjs.

Comecei a conversar com o @lima_m, e ele me contou um fato muito interessante.

Na sua busca por um sócio de perfil técnico, topou várias pessoas que colocam as suas habilidades de TI como mais preciosas. Eu acho até bom que isso aconteça, pois serve como filtro e impede que se comece uma sociedade com alguém não confiável, inclusive tecnicamente, pois desenvolver sistemas não é simplesmente codificar, mas antes, entender como de fato essa ferramente se encaixa no empreendimento.

Terceirizar o desenvolvimento, como explicado por aqui, pode até mesmo inviabilizar o empreendimento, pois fica evidente a fragilidade da execução. Por isso coloca-se como fundamental alguém de perfil técnico como sócio, na execução de um projeto que tenha crucial dependência de informática.

Então fica minha sugestão: que tal a 21212 ter algum material de evangelização para desenvolvedores que queiram empreender? A prática mesmo, como não cair em roubada (apenas trabalhar de graça como freelancer), alternativas de pagamento (isso já tem alguma coisa aqui), quando tornar-se sócio (e como discutir a participação, que também é um assunto já discutido por aqui). Penso que isso inclui até mesmo um espaço virtual onde essa evangelização possa ocorrer, como aqui no fórum, por exemplo. Tem muita coisa nos materiais da 21212, mas muito esparso.

Imaginei uma nova rede social para isso, mas seria só mais uma. Existe a CoFoundersLab, e outros portais nacionais para procura de sócios, mas ainda falta alguma coisa pra cumprirem com a missão proposta, especialmente em um caso tão específico como startups com base tecnológica de informática (tecnologia > TI).

Tenho tentado buscar projetos para me dedicar, mas parece que as pessoas se assustam se diz ‘eu topo encarar essa jornada na confiança’… Penso que a evangelização também deva atingir quem busca um sócio técnico, pois esse pessoal de TI não é fácil :smile:

A consultoria do @paulohrpinheiro “pro bono” ou melhor sucess fee, tem sido valiosa para mim! Agregador!