Plano de negócios

Como faço para criar um plano de negócio?
Obrigado

Oi Daniel,

Tudo bem? Antes de partimos para um modelo de documento de plano de negócios, devemos responder algumas perguntas que nos ajudarão a estruturar este documento.

Como empreendedor e mentor, preciso perguntar antes se este é o seu passo inicial, digo isso pois o passo 1 para estruturar um negócio de forma ágil é antes testá-lo. Você sabe o que significa um Produto Mínimo Viável ou MVP?

Pergunto: você quer apenas saber e obter um modelo de documento de Plano de Negócios ou deseja saber como elaborar e lançar o seu produto/serviço de forma planejada?

Obrigado,

Leonardo Rebitte

Ola Leonardo, eu não sei o que ésignifica um Produto Mínimo Viável ou MVP.
Desejo saber como elaborar e lançar o seu produto/serviço de forma planejada.

Obrigado

Oi Daniel,

Em empreendedorismo, principalmente no contexto de startups, um Produto viável mínimo (MVP, do original Minimum Viable Product) é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e tempo de desenvolvimento (fonte: wikipedia).

Para você desenvolver o seu produto mínimo, eu recomendo que você primeiro responda a algumas perguntas para mitigar riscos (diminuir os riscos de nadar e nadar e morrer na praia), para tanto, segue um link para algumas perguntas que eu sempre utilizo para entender a relevância dos projetos:

https://www.curriculoautentico.com.br/rebitte.pdf

Peço por favor que responda a estas perguntas (as que você conseguir) e retorne para que eu possa ajudá-lo melhor.

Obrigado,

Leonardo Rebitte