Quando seria o melhor momento para internacionalizar o seu projeto?

Quando é o momento ideal para internacionalizar a sua solução? Melhor esperar uma validação nacional ou já pensar em um MVP internacional?

@flvrodrigues,

Esse momento depende muito do produto e da sua estratégia de crescimento. Nós gostamos muito da estratégia de epicentro, em que você cresce em uma região e depois vai expandindo para outras, até a internacionalização. Além disso, ter como estratégia inicial a internacionalização pode causar uma perda de foco no produto e no cliente.

Agora alguns produtos durante o processo de validação e por uma análise inicial do mercado demonstrar serem mais viáveis inicialmente em mercados externos ao Brasil.

@dnegrisolli o que você acha?

Abraços,

Olá @Lvicente e @flvrodrigues
Para mim esta questão é super importante.
O mercado que eu trabalho no Brasil é super pequeno e os próximos passos que eu acredito serão internacionalizar para mercados maduros e validar o projeto lá, especialmente EUA, Inglaterra, França e Hong Kong. Claro que eu queria ter um representante em cada um desses países o mais rápido possível pq eu irei trabalhar com editorial, mas a realidade é outra.
Minha ideia (após o pessoal da mentoria comentar) é mesmo validar por aqui e seguir para os EUA para abrir editorial e uma equipe de vendas, que é na verdade onde a briga iniciará com os gigantes (daí já terei um serviço mais robusto, capaz de fazer muita gente da concorrência ficar irritadiça). A ideia de epicentro também me é muito simpática pois abre-se um mercado e vai sentindo qual a receptividade para a solução que está sendo vendida.
abraços à todos!