Ser gigante ou ser rentável?

Pessoal, uma dúvida que tenho é sobre startups geralmente do silicon valley, que primeiro crescem muito e só depois pensam numa forma de monetizar. Neste modelo não me recordo de um case nacional. Pq? Os investidores Brasileiros não estão preparados para este modelo? Se for criada uma startup brasileira neste modelo, que chances ela tem de ser investida por investidores brasileiros?

Se nao me engano a netshoes seguiu mais ou menos esse modelo. Acredito que no Vale a coisa funcione diferente principalmente por dois fatores:

1. Custo de capital barato, com o governo pagando menos de 2% investir em negocios inovadores pode dar uma rentabilidade muito maior, assim voce espalha o dinheiro e nos 10% que é sucesso acaba tendo uma rentabilidade maior que aplicando o dinheiro. Por aqui o custo de capital é assustador, logo pra startup render voce tem que ter uma valorizacao absurda.

2. Paciencia do investidor, no Brasil o investidor quer o retorno em pouco tempo e alguns negocios so vao viabilizar bem depois dos 48 meses. Acho que a Amazon passou dos 240 meses sem conseguir ficar no azul e mesmo assim os investidores colocavam mais e mais dinheiro porque sabiam que no futuro o negocio ia ficar em pe.