Utilizar canais ainda em processo de validação do problema


#1

Estou a procura desta resposta nas mentorias mas ainda não encontrei, então resolvi criar o tópico por achá-la pertinente.
Ainda estou em processo de entrevistas (validação do problema) e, terminando este, poderei adaptar meu canvas ou prosseguir para a validação da solução. Meu primeiro MVP será uma landing page e é aí que minha dúvida entra: é viável já começar a trabalhar marketing de conteúdo (criar um blog) já que minha startup é relacionada à nutrição com a finalidade de atrair mais pessoas ao meu primeiro MVP ou é mais estratégico utilizar esta primeira versão apenas para meus early adopters/ entrevistados?
Muito obrigado desde já!


#2

Boa tarde @betinhosaad,

Tudo bem? A minha resposta é: sim, é válido você criar uma Landing Page, um Blog e iniciar o seu inbound Marketing. Eu vou exemplificar com o meu case. Eu tinha uma ideia e queria validar se de fato havia um mercado e como ele se comportaria com a oferta do meu serviço: um clube de compras para negativados.

Visando o menor esforço e validar o mais rápido possível, eu criei uma Land Page em http://comprapramim.com apontando para uma página no Facebook e investi R$4.000,00.

R$3.700,00 intermediando compras
R$300,00 em campanhas no Facebook

Durante as primeiras 48 horas no ar eu pivotei o modelo 3x só ouvindo o que as pessoas diziam e ouvindo especialistas. Em 72h eu fiz 10 vendas e o meu modelo está praticamente validado:

a) existe público interessado
b) gerei receita e lucro
c) e de quebra, consegui engajamento.

Com este produto mínimo, eu consegui validar o meu modelo e agora vou partir pra automatização a fim de obter escala. Abuse do Bootstrap - faça você mesmo com seus próprios recursos e use as ferramentas prontas que você tiver a mão!

Abraços,

Leonardo Rebitte


#3

Entendi, Leonardo. Mas no meu caso, penso que seria um pouco diferente. Não quero lançar um MVP já fornecendo o produto como você fez, mas sim começar a “mostrar” meu nome através de um blog para quando lançar a landing pague já ter a quem direcionar. Como estou na fase de validação ainda, tenho medo de desviar o foco dos meus early adopters e acabar tendo uma espectativa maior sobre meu produto. Entende?
Muito obrigado pela paciência e colaboração!


#4

Bom dia @betinhosaad,

Uma lição aprendida como empreendedor foi: não se sabote, não leve tempo demais para testar o seu produto. Não tenha medo, o máximo que pode acontecer é algumas dezenas de pessoas não gostarem e tudo bem, isso vai acontecer mesmo e você terá a oportunidade de “pivotar” o modelo e mostrar para mais umas 100 pessoas diferentes (nem que você tenha que criar/pagar uma campanha para o seu público-alvo).

Se o produto/serviço for relevante e “acabar/mitigar com a dor do seu cliente”, então não espere, teste! Sobre criar expectativa para obter share/interesse, já vi dar muito certo (Filme: interestelar por exemplo), mas se o produto/serviço final não for interessante e/ou o “time” for errado, de nada vai adiantar.

Quando eu fundei a http://curriculoautentico.com.br em 2012, eu sai em todos os jornais e revistas do Brasil obtendo um share “mostro”; eu tinha o apoio e o reconhecimento dos profissionais de RH e mesmo assim a Start-Up não deu certo pois o cenário econômico era bom demais para as pessoas pensarem em querer valorizar o seu currículo. Haviam vagas demais no mercado, logo, de nada adiantou ter visibilidade e posicionamento de Marketing se no final das contas o produto não vendia. Colocamos a Start-Up em Parking para voltar quando o cenário estivesse como o que temos hoje em 2015, de recessão, empregos escassos. Onde eu quero chegar: não espere, erre, erre rápido, corrija e acerte rápido! GoGoGoo!!!

Abraços,

Rebitte


#5

@leonardo_rebitte obrigado pela ajuda e pela contextualização com seu caso. Foi de grande ajuda. Assim que o blog e a landing page estiverem concluídos coloco aqui no fórum para ser criticado :smiley: !
Grande abraço!